Revista Vírus | 24 YOUTUBERS SE JUNTAM PARA DEBATER SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRARevista Vírus
40066
post-template-default,single,single-post,postid-40066,single-format-standard,ajax_leftright,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.4.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

24 YOUTUBERS SE JUNTAM PARA DEBATER SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

24 YOUTUBERS SE JUNTAM PARA DEBATER SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

* O dia 20 de novembro marca o “Dia Nacional da Consciência Negra”,  data escolhida por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, um dos maiores do mundo que, segundo a história, morreu defendendo o quilombo, seus moradores e o direito destes a liberdade. Este, portanto, é um dia que representa a luta e resistência de negros e negras no Brasil, desde o período escravocrata, até hoje.

Para comemorar esta data, mais de 20 youtubers, em uma ação colaborativa, publicaram, em seus canais, vídeos dos mais diversos formatos: vlog, entrevista e etc ; refletindo e se posicionando sobre questões como: o negro na sociedade, racismo, resistências, conquistas e o que ainda falta para a igualdade racial no Brasil.

O dia 20 de novembro é importante pois, além de pontuar simbolicamente a luta negra por igualdade, também reforça a importância da ancestralidade africana na formação cultural do nosso país. Os africanos que aqui chegaram, escravizados, colaboraram de forma decisiva para a historia do Brasil em aspectos político, social, gastronômico , religioso, entre outros.

Valorizar nossa história negra, nossos “heróis negros”, as mãos negras que construíram esse país, também faz parte da importância da celebração desta data, que impacta diretamente na autoestima da comunidade afro-brasileira.

Todas essas discussões não podem se restringir ao dia da “Consciência Negra , porém, existir uma data para refletir, conscientizar,  valorizar o povo negro, além de colocar em questão a desigualdade e a discriminação racial no Brasil, é uma maneira de reforçar o debate e a luta por um país mais justo.

Confira a playlist completa aqui: Playlist Consciência Negra 2017

*Release enviado pelos Youtubers da playlist

Comente com o Facebook
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.